Exposição ceramista “Céu de Flores” reúne peças inéditas no Shopping Moda de Fábrica, em Socorro

A mostra vai até 12 de junho e traz mais de 400 peças criadas pelas mãos de ceramistas da região

A exposição Céu de Flores reúne mais de 400 flores de cerâmica criadas pelas mãos de ceramistas da região em comemoração ao Dia do Ceramista na América Latina, dia 28 de maio. A exposição vai até 12 de junho e pode ser conferida nos corredores do Shopping Moda de Fábrica, na cidade de Socorro.

ImageProxy (1)

A iniciativa da exposição partiu das pioneiras na introdução da técnica em Socorro, Luka Fagundes, do Ateliê Luka Brasil, e Rosa Pereira, do Ateliê Rosa Pereira, que leva seu nome. A ação tem o intuito de trazer visibilidade à produção local e difundir o conhecimento da arte ceramista na região, que tem se destacado como mais um polo de produção artística no interior de São Paulo. Juntas, as organizadoras reuniram diversos ceramistas de cidades vizinhas para participarem da exposição e apresentarem ao público como a região tem mantido essa técnica artesanal e milenar viva, imprimindo uma leitura regional e única de cada artista em suas peças.

Participam da exposição 14 ceramistas, entre eles, sete artistas de Socorro que possuem ateliês, como Neia Brancalion, Nilton Caruzo, Sonia Pascoal, Helcio Moura, Rosangela Politano e as próprias organizadoras, Luka Fagundes e Rosa Pereira, de Monte Sião: Paula Monteiro; de Morungaba: Dina Bastos; de Campinas: Cristina Rocha e Maria Ines Baldini e de Bragança Paulista: Malu Muhamad, Ivy Quillen e Maria Luisa Deperon.

A exposição, montada com o apoio do Shopping Moda de Fábrica, tem curadoria inédita e peças desenvolvidas exclusivamente para a mostra. No Dia do Ceramista, 28 de maio, haverá uma programação especial, onde todos os artistas estarão reunidos em um evento no Doce Arte Café, no Shopping. Será uma oportunidade de conhecer mais sobre a produção destes artistas e o trabalho autoral de cada um.

ImageProxy

A programação especial continua no dia 4 de junho, quando será realizada a atividade da Queima de Raku, na área externa do shopping, acompanhada da apresentação musical do Trio Nascente, das 15h às 19h.

O Raku é uma técnica japonesa ancestral de queima de cerâmica datada do século 16, onde o ensinamento da técnica foi passado de mestre para discípulo sem registros escritos (não há literatura). A técnica era utilizada para finalizar peças que seriam usadas na cerimônia do chá.

A técnica que será feita no evento em Socorro segue o modo ocidental de cozedura do Raku. Previamente esmaltadas, as peças vão para um forno a gás e são retiradas em temperaturas bem altas (por volta de 980ºC), quando são colocadas em contato com a serragem e folhas, junto com elementos da natureza, que criam uma reação química, proporcionando efeitos que tornam a peça única. Quando a peça é previamente vidrada, o resultado traz um brilho muito característico e quase exclusivo do Raku.

Esta é uma técnica muito antiga e que tem sido resgatada por ceramistas ocidentais, especialmente no interior de São Paulo, onde muitos artistas tem disseminado a técnica como guardiões desta arte. A atividade da Queima de Raku será aberta ao público.

ImageProxy (2)

Em Socorro, o movimento ceramista vem se fortalecendo nos últimos 4 anos, mas começou há 8 anos com o pioneirismo da dupla Luka Fagundes e Rosa Pereira. A cidade já reúne 8 ateliês abertos ao público, que realizam atividades periódicas, com cursos e produção de peças que podem ser assistidas. O roteiro de ateliês socorrenses reúnem técnicas diferentes que passam pela queima em em forno a gás, queima à lenha e elétrica, com modelagens bem características e genuínas de cada artista. Na exposição, será possível ver essa gama diversa de técnicas que são produzidas na região, com esmaltação, monoqueima e banho.

Todas as peças da exposição estão à venda no quiosque Patch Coração. Mas só poderão ser retiradas a partir do dia 13 de junho, depois da desmontagem da exposição.

Serviço:

Exposição Céu de Flores
Data: A Exposição vai até o dia 12 de junho, dia 28 de maio – Encontro com os ceramistas, dia 04 de junho – Queima do Raku
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 9 às 18h / Sábado das 9 às 20h / Domingo das 9 às 19h.
Local: Shopping Moda de Fábrica
Endereço: Av. Deputado Antonio Silvio Cunha Bueno, nº 3.230
Telefone: (19) 3895-2411
Site: www.modadefabrica.com.br
Facebook: facebook.com/modadefabrica

Fonte: Luciana Almeida – assessoria@confrariadainformacao.com.br

 

Category: Product #: Regular price:$ (Sale ends ) Available from: Condition: Good ! Order now!
Reviewed by on. Rating:

Autor: Revista Mais

Compartilhar