O consumo de lipídeos e a importância para a saúde

Consuma as Gorduras do Bem

Muitas pessoas pensam que as gorduras devem ser eliminadas ao máximo da dieta, pois acreditam que elas contêm muitas calorias e que são associadas às doenças do coração e a obesidade. Porém as gorduras são nutrientes tão importantes quanto os carboidratos e as proteínas e devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.

 
As gorduras são fontes de ácidos graxos essenciais e de vitaminas lipossolúveis (A, D, E. K) que devem ser fornecidas pelos alimentos, pois o organismo não é capaz de produzi-las. As gorduras boas são constituintes de alimentos de origem animal, vegetal.

 
Vale lembrar que existem diferentes tipos de gorduras e cada um resulta em impactos a saúde, por isso é importante estar atento à qualidade e à composição do alimento consumido.

 
As gorduras saturadas, o colesterol e as gorduras trans devem ser consumidas de forma controlada. Alimentos como margarina, gorduras vegetais, biscoitos, produtos industrializados e carnes, principalmente a bovina devem ser consumidos com moderação.

 
Tendo em vista que grande parte da população consome alimentos industrializados, devido à sua praticidade, é importante analisar os rótulos produtos consumidos e ficar atento às quantidades. Todos os produtos industrializados devem informar a quantidade de gorduras totais, saturadas e trans que possuem. Portanto, seja um consumidor consciente, analise os rótulos, esteja atento ao que consome.

 
Já as gorduras insaturadas encontradas em gorduras de origem vegetal como oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), azeite de oliva, óleos de girassol, canola etc. Colaboram para o bom funcionamento do organismo e devem ser consumidas sem exageros.
Os ácidos graxos Ômega 3 são gorduras poliinsaturadas consideradas de boa qualidade, com funções protetoras para o coração, potente atividade antiinflamatória, além de colaborar na saúde cerebral. As fontes de ômega 3 mais eficientes são os peixes, o azeite as castanhas, a farinha de linhaça e os grãos integrais.

 
Para obter uma boa relação de gorduras na sua alimentação, tente reduzir os produtos lácteos para a forma desnatada ou light e evitar consumir as gorduras das carnes. Consuma 1 a 2 castanhas ou nozes por dia e aproximadamente 1 colher de sopa de azeite de oliva. Evite ao máximo os produtos que contenham gordura hidrogenada ou trans.

 

Dra. Larissa Faria Garbin

Category: Product #: Regular price:$ (Sale ends ) Available from: Condition: Good ! Order now!
Reviewed by on. Rating:

Autor: Revista Mais

Compartilhar